quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Balanço e comentarios do III Torneio Nacional de Futsal Feminino organizado pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

No rescaldo do 3º Torneio Nacional de Futsal Feminino da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, são várias as ilações que podem tirar e que devem servir de reflexão para futuros eventos desta natureza.
Em primeiro lugar, e como principal facto deste torneio, foi a qualidade técnica das equipas terceirenses, no geral, que melhorou em relação às edições anteriores, o fair-play quer foi também nota dominante deste evento e finalmente o facto de nenhuma equipa açoriana ter vencido qualquer jogo disputado com equipas continentais.
O Posto Santo, campeão terceirense em título, e o Marítimos, apresentaram-se neste torneio abaixo do nível apresentado no ano passado, ao contrário das restantes equipas terceirenses, e eram as únicas que davam esperança de ombrearem com as forasteiras, o que não aconteceu.
É preciso não esquecer que a AFAH apresentou todas as equipas do campeonato e os visitantes são as equipas de topo da sua região, porque se for para representar a nossa Ilha num torneio do continente com todas as equipas de uma região e a equipa terceirense jogasse 2 jogos com as mais fracas dessa região também passaríamos á segunda fase sem qualquer problema. Este aspecto não tira mérito ás equipas que passaram às meias finais, que mostraram uma qualidade muito elevada e também mostraram que á um trabalho de base de muitos anos, trabalho esse que agora se inicia na Terceira.
Francisco Costa - Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo
Este torneio correu muito bem dentro daquilo que eram as nossas expectativas, o torneio tem crescido de ano para ano e se continuar a haver os apoios da Direcção Regional do Desporto e das Câmaras Municipal de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória continuamos a manter este torneio e se calhar um dia passar a internacional, Também gostaríamos que no próximo ano fizéssemos uma coisa idêntica no futsal masculino.
Quanto á qualidade apresentada pelas equipas e o desnível entre as locais e as visitantes é um facto que aconteceu neste torneio e não tinha acontecido nos outros. Há uma equipa que é repetente, o Machados e as equipas que vem de fora são do topo das associações onde estão inseridas e dos respectivos campeonatos distritais e é óbvio que este ano encontramos um Posto Santo e um Marítimos de São Mateus um pouco abaixo daquilo que valem, porque se estivessem ao nível do ano passado as coisas seriam um pouco diferentes, e lutariam de igual para igual com qualquer destas equipas que estiveram na final.
Vítor Santos - Treinador do Padernense
Não tenho referência em relação aos outros torneios porque é a primeira vez que estamos cá, viemos em representação da Associação de Futebol do Algarve, e acho que este torneio correu bem, não houve problemas e a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo devia de tentar aumentar o nível do torneio, e penso que é isso que vão fazer nas edições futuras, para ser mais competitivo, mas foi muito bom em tudo o que diz respeito à organização.
Quanto às equipas da Terceira penso que o futsal feminino aqui não seja uma modalidade que esteja há muito tempo ao nível da associação e nota-se uma certa diferença entre elas e as de fora e mesmo a nível do vosso campeão quando disputou jogos do nacional, como nós, e que havia algumas diferenças, mas também penso que tem todas as características para poderem evoluir e estes torneios são favoráveis a uma evolução do futsal feminino ao nível da Ilha Terceira.

Para aceder a entrevista completa clique: Aqui.

In Gazeta 3º - Jornal Desportivo.

Sem comentários: