NOME: Vítor Santos
CURSO TREINADOR FUTSAL: II Nível
ANOS COMO TREINADOR: 10 anos
CLUBES QUE TREINOU: Padernense Clube
IDADE: 51 ANOS
Depois de uma época surpreendente onde venceram tudo o que havia para vencer. Torneio de abertura, Campeonato Distrital, Taça do Algarve, Super Taça e onde foram as representantes do Algarve na Taça Nacional. Esta época parece ser um espelho da anterior, são líderes destacadas no Campeonato Distrital e carimbaram o passaporte para a final da Taça do Algarve ao vencerem em casa do Armacenenses.
Depois de uma época de sonho, onde venceram tudo, o que podemos esperar para esta época?
VITOR SANTOS: Principalmente trabalho humildade e respeito pelos adversários. Seguidamente vencer tudo que nos seja possível e sobretudo chegarmos ao final da época com a certeza de termos feito o melhor possível.
Nos últimos 3 anos o Padernense tem vindo a crescer, há 3 anos ficou em 2º. com os mesmos pontos do União de Lagos, no ano passado foi uma grande época, mas depois a nível Nacional nota-se uma grande diferença entre as equipas, nas Taças Nacionais. Falta um campeonato Distrital mais competitivo, para encurtarmos distâncias?
VITOR SANTOS: Efectivamente temos um campeonato pouco competitivo e principalmente com poucas equipas.
As nossas atletas quando optam por estudos universitários muitas das vezes têm de deixar o Algarve, enquanto noutras regiões como Lisboa, Porto, e Coimbra por exemplo, não só as suas atletas não saem como ainda chegam as de fora. Nessas regiões existem clubes com duas equipas nos escalões de formação assim como nas seniores.
Quanto ao crescimento do Padernense, deve-se a muito trabalho por parte da equipa técnica e a um excelente desempenho das atletas nos treinos, reflectindo-se nos jogos. Quando se trabalha com humildade e respeito, mais cedo ou mais tarde os resultados chegam.
A grande montra do Futsal Algarvio, tem sido o Masculino, com 5 equipas nos Campeonatos Nacionais e com excelentes participações dos escalões de juvenis e juniores nas Taças Nacionais, o que está a faltar para mudar a mentalidade das pessoas, para olharem para o Futsal Feminino de outra forma?
VITOR SANTOS: Olharem da mesma forma que olham para o masculino, e por parte dos organismos responsáveis respeitarem o trabalho desenvolvido semanalmente pelas atletas. Isso passa principalmente pela nomeação de árbitros competentes e responsáveis.
Qual é a verdadeira realidade do Futsal Feminino no Algarve, quais as maiores carências?
VITOR SANTOS: O futsal feminino no Algarve sofre de pouca competitividade devido a falta de equipas, como anteriormente referi. Mas também penso que se ele fosse considerado e respeitado por algumas direcções de clubes da mesma forma que respeitam o masculino, a realidade seria bem diferente e certamente haveriam mais praticantes e de melhor qualidade.
O certo é que a nível Nacional a ausência de um campeonato Nacional também faz com que a modalidade não cresça, não existe investimento por parte dos responsáveis. Em tua opinião o que poderia ser feito para que essa aposta seja concreta?
VITOR SANTOS: Em primeiro a AFA deveria reunir os responsáveis dos clubes que têm equipas femininas em competição e analisarem quais as suas possibilidades e disponibilidade em apoiar a sua equipa num futuro campeonato nacional.
Segundo, organizar torneios, convidando equipas competitivas e assim proporcionar encontros de nível superior, ao praticado no nosso campeonato.
O Padernense trabalha já pensando no futuro da modalidade e aposta (aliás como a grande maioria das equipas femininas), na formação. Esse é um passo importante para a consistência do futsal feminino?
VITOR SANTOS: Sem duvida o futuro do futsal está na formação e felizmente o campeonato de juniores tem mais equipas a competir que o sénior, pois somente assim o futsal feminino no Algarve poderá melhorar. Quanto a formação do Padernense, equipa júnior, está bem e a realizar até agora um bom campeonato. Este grupo é composto por atletas de excelente qualidade tanto a nível desportivo como humano. Sem dúvidas são o futuro da equipa sénior e do futsal feminino em geral.
Quantos treinos têm a vossa equipa semanalmente. Tu que tens um conhecimento do trabalho que se faz a nível de treino no futsal feminino, como avalias esse trabalho. Existem muitos treinadores (as) com formação?
VITOR SANTOS: A nossa equipa treina três vezes por semana.
Os cursos de treinadores promovidos pela associação são muito importantes para o desenvolvimento da modalidade, pois obrigam os treinadores a serem mais responsáveis e a partilharem os seus conhecimentos com os seus atletas propondo-lhes melhores formas de trabalho.
As equipas com objectivos no campeonato feminino, são orientadas por treinadores formados, o que lhes permite desenvolver um trabalho de melhor qualidade sendo uma mais valia para as atletas.
A vossa equipa ainda tem uma grande margem de progressão, mas com um campeonato desnivelado, é possível as atletas evoluírem? Onde vão buscar a motivação, para encararem os jogos semanalmente de forma séria, que trabalho faz o treinador com as atletas?
VITOR SANTOS: Sim o plantel é jovem, e efectivamente com grande margem de progressão. A nossa força esta na união e amizade do grupo. Na nossa equipa todas as atletas são responsáveis.
O trabalho que tem sido efectuado desde o princípio da época, tem sido essencialmente formar um bom grupo e seguidamente uma grande equipa. Penso que estamos no bom caminho.
Trabalhamos sempre com a mesma vontade e dedicação pois como já mencionei o nosso lema é “Trabalho Humildade e Respeito”.
Em termos de clube “Padernense”, a secção de Futsal é encarada como um parente pobre ou são valorizados pelo trabalho que têm feito? Pergunto isto porque muitas vezes os clubes que o seu forte é o futebol de 11 olham para o Futsal como uma secção de nível inferior. (Não digo que seja o caso)
VITOR SANTOS: Os nossos resultados positivos e a divulgação do nome Padernense, cada vez mais aproximam a direcção da secção. Não temos razão de queixa face ás realidades de algumas secções de futsal noutros clubes.
Os projectos muitas vezes carecem dos apoios Institucionais mas cada vez mais de particulares / empresas. Que apoios têm e quais a vossas maiores necessidades?
VITOR SANTOS: Temos o privilegio de poder contactar com algumas empresas que nos apoiam, entre elas estão os nossos patrocinadores oficiais para época 2009/2010 que são “Oficina Reparação Automóvel Miguel Onofre em S.B. Messines, Aero Vip Serviços e Transportes Aéreos situada no aeródromo de Montes Alvor assim como Energia da Saúde no Patacão. A elas um muito obrigado.
Em termos de Autarquia, que apoios têm? Como é a situação em termos de infra-estruturas?
VITOR SANTOS: A Câmara Municipal de Albufeira apoia o clube com o subsidio anual e mais directamente a nossa equipa com transportes e parceria quando da organização do nosso torneio anual. Em termos de infra-estruturas, somos os utilizadores prioritários do pavilhão desportivo de Paderne.
Qual é a estrutura da vossa equipa. Quantas atletas têm?
VITOR SANTOS: O nosso grupo é composto por 15 atletas, treinador principal, treinador adjunto, treinador guarda-redes, fisioterapeuta e delegado.
Que análise fazes ao Futsal Algarvio?
VITOR SANTOS: No masculino só falta uma ou mais equipas na divisão principal. Quanto ao feminino espero que o trabalho que está a ser feito a nível das juniores, possa ajudar a melhorar as seniores, ou seja um campeonato sénior mais competitivo e principalmente com mais equipas.
Numa sequência de perguntas e respostas rápidas:
Qual o melhor treinador (a) português (a)?
VITOR SANTOS: Paulo Fernandes.
Qual o melhor treinador algarvio (a)?
VITOR SANTOS: Nuno Xabregas
Qual a melhor jogadora portuguesa?
VITOR SANTOS: E difícil nomear a melhor, pois normalmente são nomeadas as mais vistas ou seja as que disputam a taça nacional, mas eu sei que existem excelentes praticantes em provas menos “mediáticas”, que se fossem vistas na taça nacional poderiam rivalizar com as atletas habituadas a disputar essa prova.
Qual a melhor jogadora algarvia?
VITOR SANTOS: Carolina Damasceno
Qual a melhor equipa algarvia?
VITOR SANTOS: Albufeira futsal ( séniores masculinos)
Quem vai ser a campeã Distrital?
VITOR SANTOS: Padernense clube.
In Futsal-Luis Barradas
2 comentários:
Desejo toda a sorte para a equipa.
É sempre bom saber que continuas na luta pela defesa do futsal feminino. Um abraço.
Parabéns meninas, têm sido guerreiras.
Parabéns ao blog que fez a entrevista raramente vemos o futsal feminino falado
Enviar um comentário