terça-feira, 21 de abril de 2009

Entrevista a Tininha

Ana Cristina Lopes, mais conhecida por Tininha, 38 anos , natural de Évora, actualmente reside em Portimão, Professora de Educação Física, a leccionar no 1ºCiclo. Joga na posição de Fixo e é a Capitã da Equipa, representando as cores do Padernense há 6 épocas.




Desde quando e que o Futsal entrou na tua vida?
Bem eu comecei pelo futebol 11, tinha 13 anos, em Évora cidade onde nasci e joguei sempre futebol de 11, o Futsal surge no momento em que vou leccionar para os Açores, onde não existia futebol de 11, mas sim Futsal e foi assim que comecei.
Falamos do teu trajecto desportivo ate chegar ao Padernense.
Iniciei em Évora no clube chamado B.I.B.A onde estive cerca de 5 anos, depois 8 anos no Juventude de Évora sempre em futebol de 11, nos Açores já em Futsal representei o Santa Clara e mais dois clubes regionais.
E o Padernense como surgiu?
Ainda estava nos Açores, quando o mister Vítor Santos me telefonou a convidar para me juntar ao Padernense, e quando retornei ao continente, e fiquei colocada no Algarve, resolvi abraçar este projecto.
Já são quantas épocas ao serviço do Padernense?
6 Épocas
Quais os momentos que guardas com mais carinho ao longo desses anos?
Todos, considero esta equipa como uma família, desde do convívio, as viagens que fizemos, os jogos, as vitórias, as derrotas. Todos são importantes.
Qual o pior?
A lesão na primeira época em que parti uma costela e de seguida a perna direita.
Diz como é possível conciliar a vida pessoal/profissional com o Futsal?
Não é fácil e ultimamente tem sido mais complicado, as reuniões na escola, a distância percorrida para treinar.
Sendo capitã, tens mais preocupações como é trabalhar com este grupo?
É bom, nunca senti que fosse complicado, também o facto de ser a mais velha, de ver as coisas de forma diferente acaba por se tornar mais fácil. De uma forma geral sempre foram positivas.
Com que Tininha pode o grupo contar até o final da temporada?
Com a mesma Tininha de sempre, com o mesmo empenho, dedicação, como já referi esta época tem sido mais complicado, não estou tão presente como gostaria.
Após vencer o campeonato e com a presença na Taça Nacional quais as expectativas para o resto da época?
As melhores.O mais complicado já nós fizemos, vencendo o Campeonato, que com alguma infelicidade nossa não aconteceu a época passada. Mas está época foi totalmente nossa e independentemente dos próximos resultados, já alcançamos o nosso objectivo. A partir daqui é jogar com prazer e alegria e dignificar o nome do clube e da região.
Nos últimos anos tens acompanhado a evolução do Futsal Feminino no Algarve. Qual a tua opinião?
O facto é que o número de equipas femininas tem vindo a diminuir, tem de haver mais apoios, as pessoas tem de olhar para esta modalidade com um olhar diferente. Mesmo a Associação de Futebol não tem tratado o futsal como deveria. Se houvesse mais pessoas como o "Vitor Santos" no futsal as coisas seriam bem diferentes.

Como capitã gostaria de deixar uma palavra para aqueles que acompanham a nossa equipa, todos os fins de semana, e que nos apoiam incondicionalmente. Um grande "Muito Obrigado".


Curiosidades:
3
Sonho: Ser Feliz
Virtude: Força de vontade
Defeito: Impulsiva
Filme : "Musica no Coração"
Livro: "A Aparição"
Musica: "Lume - Mafalda Veiga"
Prato de Comida: "Açorda Alentejana"
Padernense: Segunda Família

Sem comentários: