segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entrevista a Telma Brás


Telma Brás, 35 anos, natural de Quarteira, Guarda-Redes, Professora de Matemática e Ciências da Natureza na escola Básica 2/3 de Quarteira n.º 2, casada e mãe de um menino de 3 anos. Representa as cores do Padernense a cerca de 8 anos.

· Conta-nos como tudo começou?
Andava no secundário quando uma amiga falou-me que necessitavam de uma guarda-redes para uma equipa de Futebol de 11, como adorava desporto, jogava muito mal com os pés, resolvi experimentar jogar com as mãos e acabei por ficar.
· Qual foi o teu percurso até chegar ao Padernense?
Já lá vai uns anos, joguei nas duas épocas oficiais de futebol de 11 que existiram no Algarve pelo Quarteirense, entretanto o campeonato terminou por falta de apoios, mas sempre nos organizamos na altura para fazer jogos amigáveis. Depois fui para a universidade desliguei-me um pouco e quando resolvi voltar já só existia o Futsal, experimentei e fiquei encantada. Pensei: é mesmo isto que eu gosto! Os meus primeiros anos no Futsal foram no Quarteira, de seguida no Quarteirense, finalmente o Padernense e já lá vão 8 épocas.
· Qual o momento que guardas com mais carinho ao longo do teu percurso?
Quando vencemos a Taça do Algarve frente a equipa dos Putos da Rua em Loulé.
· E o pior momento?
O meu primeiro jogo de Futsal no Quarteira, em que sofri um golo de uma forma que nenhum guarda-redes gosta de sofrer, ganha mesmo assim.
· Sendo tu professora e mãe, como é possível conciliar a vida pessoal/profissional e o Futsal?
É complicado, mas decidi desde cedo que tinha de ter tempo para mim, o qual é reservado ao Futsal. Já sei que naqueles dias àquelas horas é para o Futsal. Só se a nível profissional for mesmo impossível, porque a nível familiar tenho sempre um grande apoio.
· O Padernense está em duas frentes, na final da Taça do Algarve e agora após a vitória no campeonato regional, a fase nacional, com que Telma pode a equipa contar?
Queria estar sempre ao meu melhor nível, mas o ritmo de treino por vezes é muito elevado, a predisposição física já vai sendo menor e a idade também já começa a contar. Mas estou sempre pronta para jogar e dar o meu melhor.
· Quais as expectativas para esta época?
Cumprir os objectivos, conquistar o campeonato que já conseguimos e vencer a Taça depois disso o que vier é bónus e muito bem-vindo.
· Sendo uma das mais antigas jogadoras do campeonato algarvio, como assistes a sua evolução?
A nível da qualidade de jogadoras existe uma grande evolução, mas a nível da formação nota-se que vai havendo já uma escassez de jogadoras. Devia haver mais aposta na formação, pois começa-se a adivinhar um futuro pouco sorridente.
· Gostaria que deixasses uma palavra para todos aqueles que apoiam a equipa.
Queria deixar o meu agradecimento a todos aqueles que assistem, que se preocupam em saber como correu os jogos e que gostam a ver os nossos jogos. Precisamos desse apoio. Para as minhas colegas de equipa, adoro estar com vocês, a União Faz a Força e estamos mais unidas que nunca…
Curiosidades:
Guarda-Redes
12
Sonho: Ser feliz
Virtude: Paciente
Defeito: Teimosa
Filme: Titanic
Livro: Código da Vinci
Musica: Todas dos Xutos e Pontapés
Prato de comida: Camarões
Padernense: O meu Clube.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amiga telma é com muito prazer que comento esta tua entrevista!Ocupas o mesmo posto que eu em campo "lugar dos doidos"..a baliza!:)
Dedicas te e empenhas te para esta equipa e para este clube com tudo o que tens!
Para mim és uma mulher com M...espero que continus sempre com essa garra, força e vontade de vencer!
És uma grande amiga..a nossa tesoureira, a nossa madre de calcutá...eheheh precisamos de ti..um beijo

Claire Santos #99

Pedro disse...

Um menino de 3 anos??????

Ou uma peste.... porque, e depois, e mais.

Pedro Silva (Cunhado)

Isabel Gonçalves disse...

Grande Telma, Tenho Muito Orgulho em te conhecer. Es a Mulher força, coragem, determinação, es um exemplo pra todas nos...
Continua assim sempre...
Cá te espero no nosso canto, com a melhor vista possivel.
Bjx
Isabel Gonçalves #2